Vem aí mais uma edição do programa que deu origem a tudo aqui na Software Zen…

No início, há 10 anos atrás, “Software Zen” era o nome de um curso, não de uma plataforma de treinamentos online como é hoje.
Mais de 1600 pessoas passaram com entusiasmo pelo programa dessa formação.
Foi ali que muitos tiveram um primeiro contato com temas que hoje já fazem parte da nossa linguagem comum de gestão:
- Pensar o trabalho e sua dinâmica em termos de configurações e totalidades (Pensamento Sistêmico)
- Adotar o valor de negócio como a real medida de progresso em um projeto (business value oriented)
- A aplicação do desenvolvimento iterativo como busca por eficácia e pelo encaixe problema-solução (não é o mesmo que desenvolver com sprints)
- A adequada reinterpretação da eficiência em termos de “eficiência de fluxo” (não colocar o termo ‘de fluxo’ após ‘eficiência’ gera muitas contradições)
- A ideia de Coordenação Tática como o jogo social que mobiliza e “dá a costura” para a dinâmica de fluxo do processo de trabalho (conceito muito mais amplo do que costumamos abordar quando falamos em plannings, daily meetings, reviews, etc)
- A capacidade de dar ritmo ao trabalho de forma a captar seu pulso, tangibilizá-lo em métricas e usá-las para apoiar o processo de melhoria continuada.
- A capacidade de sustentar o software entregue, aquele que se mistura tanto com o negócio que ele suporta a ponto de torná-los indissociáveis (não tecnicamente, mas de modo responsivo ao negócio do qual ele passa a ser parte).
São 7 pontos na lista acima, cada um apontando para 7 habilidades, 7 competências que gestores e participantes de projetos de software em geral precisam constantemente desenvolver.
Será sobre isso a palestra aberta ao público: As 7 competências-chave para uma gestão eficaz de projetos de software
Nessa palestra, vamos falar dessas 7 artes e abrir oficialmente o lançamento da 21ª edição dessa formação que tem, à sua maneira, trazido tanta contribuição para o debate sobre a gestão de projetos de software em nosso país.
Nos vemos lá!
Compartilhar: